terça-feira, 18 de setembro de 2007

Zoals het klokje thuis tikt, tikt het nergens

Fartos de hotel (do preço e das marcações semanais) iniciámos a busca de uma casa para viver em Utrecht.

Começámos por procurar no Google por agências de viagem e deparámos com as mais importantes. A maior parte das agência têm sites onde se podem efectuar pesquisas por diversos critérios (preço, número de quartos, quantidade de mobília, etc.). Após uma triagem inicial efectuámos marcações para ver a única casa que satisfazia as nossas necessidades (3 slaapkammers, relativamente perto do centro da cidade e dos transportes ). Esta relevou ser uma casa bastante interessante, pelo que tratámos que iniciar o processo burocrático necessário para tratar do arrendamento. Durante este tempo (não chegou a uma semana) a dona da casa foi uma FDP e arrendou a casa a outras pessoas mesmo depois de termos dito que ficávamos com esta.

Retomámos a nossa pesquisa nos sites na tentativa de encontrar outra casa, sem grande sucesso (não há muitas casas com 3 quartos de dormir e os estudantes da cidade ocuparam a maioria dos existentes). Decidimos então mudar de estratégia e coleccionámos uma lista de agência (cerca de 13) e enviámos um e-mail para todas com os nossos requisitos para uma casa com 3 slaapkammer ou 2 casas com 2 slaapkammers (entretanto chegou cá o Morais...). Obtivemos poucas respostas, sendo uma delas da Remax que nos conseguiu duas habitações que nos agradaram.

Ficam algumas particularidades:
- Os holandeses são desconfiados no que toca ao arrendamento (não sabemos se por sermos de outro país): tivemos de mostrar que somos "bons rapazes" (em questões relacionadas com a limpeza e conservação das casas) e que a empresa onde trabalhamos é de confiança.
- As agências tentam sempre cobrar IVA, não sendo legal fazê-lo entre empresas de países da União Europeia. É também necessário salientar este ponto.
- Conseguimos tratar de quase tudo pela Internet o que tornou a parte burocrática relativamente fácil de tratar (i.e. pagamentos por transferência, comprovativos por e-mail, contratos em formato electrónico) - em 4 dias já estávamos a habitar as casas.

Podem ver a localização das casas aqui e algumas fotos mais em baixo da casa onde nós ficámos. A casa tem 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 1 WC, uma casa de banho, 1 roupeiro e um terraço. Tem aquecimento central com dissipadores em todas as divisões. Não tem sitio onde colocar a Etelvina e a Matumbina (a dona está a tentar arranjar-nos uma garagem onde as deixar, entretanto ficam na rua...)

Sala

Sala

Sala

Sala

Sala

Cozinha

Cozinha

Vista da cozinha

Quarto do segundo andar


Roupeiro

Escadas entre o segundo e o primeiro andar

WC

Porta do WC

Entrada da casa

Ontem fomos ao Albert Heijn comprar os primeiros mantimentos, que usámos para o primeiro jantar. A comida ficou um pouco salgada (pouco é favor) mas comeu-se: carne picada com molho de tomate e massa, uma maçã e um chá no final (os estomagos ficaram a latejar depois de tanto sal).

Mantimentos

As visitas

Os cozinheiros

Ahhh, é caso para dizer "Lar Doce Lar"!

-- PP & RT

Sem comentários: